‎"A cura está no encontro de si mesmo."

Só assim você tem a chance de praticar o verdadeiro desapego, você se torna capaz de perdoar verdadeiramente a ti e ao próximo.


Selma Flávio



segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Acompanhe Entrevista



Entrevista realizada na tvmundi www.tvmundi.com.br

Quinta-Feira dia 17/09 - 13:00
Sexta-Feira dia 18/09 - 18:00

História da Vida

Apresentadora Ivete Costa


quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Conhecendo os 10 sinais da doença de Alzheimer


21 de setembro - Dia do Portador de Alzheimer
Informe-se alguem próximo pode precisar de ajuda!


Segue uma lista de alguns sinais importantes que podem ajudar a identificar a doença de alzheimer.










Para continuar lendo sobre o assunto acesse a revista Sistemas Florais Setembro/2009


Colaboração: Molly Stein - no orkut - Doença de Alzheimer e Diário

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Estarei falando ao vivo na TVweb

Segunda-feira dia 14/9 às 16:30, estarei falando ao vivo na tvweb www.tvmundi.com.br sobre a auto-estima. Assistam!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Florais de Bach ajudam a transformar a terceira idade em melhor idade



O mundo está envelhecendo. A população de idosos representa um contingente de quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade (8,6% da população brasileira). Nos próximos 20 anos, a população idosa do Brasil poderá ultrapassar os 30 milhões de pessoas e deverá representar quase 13% da população ao final deste período. No mundo, em 2050, um quinto da população será de idosos. Os números mostram que, atualmente, uma em cada dez pessoas tem 60 anos de idade ou mais e, para 2050, estima-se que a relação será de uma para cinco em todo o mundo, e de uma para três nos países desenvolvidos. “Estes dados do levantamento do IBGE refletem a urgência em encarar as limitações da velhice buscando alternativas e soluções, promovendo debates e colocando em prática idéias para os anciãos, enquanto problema, incentivando o uso de suas melhores possibilidades”, pondera a Terapeuta Floral Maria Aparecida das Neves.

Maria Aparecida diz que o idoso pode deixar de ser aquela pessoa triste, esquecida e doente para descobrir a sensação de estar de bem com a vida e perfeitamente engajada em mais uma etapa natural de sua existência. “A velhice, também chamada de terceira idade, não precisa ser feia e triste, porque é a última
etapa da vida, mas é gratificante e alegre porque o indivíduo conseguiu chegar à longevidade pleno da consciência de que sempre tem algo mais a fazer por si mesmo, senão pela sociedade que não quer mais lhe voltar às costas”, alerta.

Para Aparecida, entre no processo biológico do envelhecimento há, em linhas gerais, uma diminuição progressiva e irreversível da energia livre disponível no organismo e redução da quantidade de células de funcionamento normal. “Os Florais de Bach atuam nos processos biológicos (aceitação ou recusa da situação do velho, aceitação ou rejeição pelo meio, atitude hostil ante o novo, diminuição da vontade, das aspirações e da atenção, enfraquecimento da consciência, apego ao conservadorismo, deteriorização da memória anomalias do caráter: desconfiança, irritabilidade e indocilidade, estreitamento da afetividade, etc.) e social (isolamento social, situação econômica crítica, insegurança social, estado de saúde insatisfatório, ruptura com a vida profissional, perda concomitante da função e do status
social, falta do idoso poder escolher o laser, etc.), propiciando bem estar enquanto o leva ao melhor engajamento na sociedade, devolvendo-lhe com carinho e atenção os nossos cuidados, como gratidão às suas contribuições à humanidade, seja no macro ou micro cosmo”, explica.

Acreditando que o processo biológico do envelhecimento abala o estado emocional do idoso, a Terapeuta Floral dá dicas do uso dos Florais de Bach:

• Quando existe recusa da situação de idoso, aceitação ou rejeição pelo meio, atitude hostil ante o novo, desconfiança, irritabilidade e indocilidade, estreitamento da afetividade, entre outros sentimentos, pode-se gerar uma hostilidade que acaba por dificultar a convivência, porque os idosos distribuem raiva, irritabilidade, sentimento de injustiça e falta de aceitação de seu processo de vida. Neste caso, o Floral indicado é o HOLLY que vai transformar estes sentimentos de falta de aceitação, rejeição, ajudando a vencer as dificuldades, aceitando-as com amor e dedicação.

• Quando há diminuição da vontade, das aspirações e da atenção, a essência mais indicada é o GENTIAN porque eles se encontram desanimados, facilmente desencorajados por uma causa, perdem a fé nas coisas e na vida. Este Floral vai ajudar resgatando o otimismo, a perseverança e a confiança na providência divina.

• No caso de enfraquecimento da consciência, apego ao conservadorismo, deteriorização da memória presente, os idosos acabam situando-se mais no passado do que no presente e ficam presos a acontecimentos, lembranças do passado, dos bons tempos, sentem saudades e sofrem de nostalgia. Aqui, a essência Floral que pode ajudar é o HONEYSUCKLE que vai situá-lo no tempo. A pessoa tem capacidade de lembrar do passado, mas ao mesmo tempo viver o presente em sua plenitude, já que o Floral traz entendimento das vivências mal resolvidas que ficaram para traz.

• Quando seu estado de carência é tão elevado
que acaba exigindo atenção e carinho do outro – quer seja cobrando o que já fez com ciúmes possessivo ou chantageando as pessoas que ama (Amor Condicional) – neste caso a indicação é do Floral Chicory, que vai transformar estes sentimentos que só afastam as pessoas que ele gostaria de ter por perto. A pessoa torna-se totalmente desprendida em favor do bem estar do todo e desenvolve o Amor Incondicional.

• Também podemos usar o Floral Olive preventivamente contra a diminuição progressiva e irreversível da energia livre disponível no organismo, que leva a uma grande exaustão e completo esgotamento tanto físico como mental. O Olive resgata a energia vital e traz de volta a energia de luta para enfrentar as adversidades da vida nesta fase.


Fonte: www.bemstar.com.br

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Na TV da Web


Bom dia amigos.

Estarei ao vivo dia 14/09/2009 às 16:30 no programa da Ivete Costa. Falando sobre a vida. Assista no site www.tvmundi.com.br e participem, será ao vivo.

Use o navegador Internet Explorer para melhor visualização.