‎"A cura está no encontro de si mesmo."

Só assim você tem a chance de praticar o verdadeiro desapego, você se torna capaz de perdoar verdadeiramente a ti e ao próximo.


Selma Flávio



domingo, 26 de setembro de 2010

Lágrima de Cristo

Essa flor é do meu jardim e ela trás uma mensagem especial.


Lágrimas de Cristo - Clerodendron splendens

É uma trepadeira semi-lenhosa, originária da Ásia Tropical que floresce no inverno. Gosta de locais ensolarados, solo muito fértil e rico em material orgânico. Não tolera geadas.

Sua variedade branca, chamada popularmente de Lágrimas de Cristo pode ser usada como essência floral para sensação de impureza, obsessão compulsiva, vergonha, indivíduos que desenvolvem rotinas mecânicas.





sábado, 25 de setembro de 2010

GORSE A FÉ!

 A IMAGEM FALA POR SI.


Esta é a essência do otimismo e da esperança. Ela ilumina os aspectos sombrios e pessimistas que existem em nossa mente, em nossa emoção, ou na nossa forma que enxergamos o passado, o presente ou o futuro, ajudando assim a olharmos os eventos e situações da vida de forma mais favorável, promissora e alegre. Ela ajuda a encontrarmos um ponto de equilíbrio entre as polaridades da luz e das trevas, e quando assim nos posicionamos podemos usar a luz direcionando-a para iluminar as tristezas e as nossas dificuldades.


GORSE RESTAURA A FÉ !


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Entrevista com Selma Flávio no jornal Hagah

Florais de Bach ou Terapia Floral: uma maneira natural de encontrar e manter o equilíbrio

Essências florais são usadas para tratar questões do bem-estar emocional, do desenvolvimento da alma e da saúde do corpo e da mente

O que aocntece quando a ciência fica de um lado e o espírito do outro? As discussões entre o verdadeiro e o falso entram em conflito! Enquanto as terapias alternativas se popularizam como tratamentos complementares aos convencionais, as dúvidas nesta área também são bastante frequentes.

Para entender um pouco mais sobre os florais, o hagah conversou com Selma Flávio, terapeuta naturista especializada em Terapia Floral. Confira:

A base destas terapias está em concetrar-se na saúde e não na doença.

hagah: O que é terapia floral?
Selma: As essências florais são extratos líquidos sutis, geralmente ingeridos por via oral, usados para tratar profundas questões do bem-estar emocional, do desenvolvimento da alma e da saúde do corpo-mente. Problemas de saúde frequentemente têm suas origens nas emoções; sentimentos que foram persistentemente reprimidos irão emergir primeiro, como conflitos mentais e, depois, como doença física.

>> Qual é a sua opinião sobre a terapia com florais?

Os Florais de Bach são essências de flores que contém vida, para tocar a nossa Essência. Elas não são fitoterapia, nem remédios homeopáticos, nem aromaterapia. Com os florais acredita-se que se pode tratar de estresse, depressão, pânico, desespero, sentimentos de culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, mágoas, todos os tipos de medos, ansiedades e preocupações.



Também podemos administrar os florais para animais e plantas, com resultados animadores e, muitas vezes, surpreendentes. Embora as essências florais se assemelhem á outros medicamentos apresentados em frascos com conta-gotas, elas não agem devido à composição química do líquido e sim por causa das energias vitais provenientes da planta e contidas na matriz à base de água. Nenhum floral pode causar danos nem criar dependência. À medida que nos equilibramos internamente, podem ocorrer, conseqüentemente, curas físicas.



hagah: Quem foi Edward Bach?
Selma: Edward Bach foi o primeiro na compreensão do relacionamento das emoções com a saúde do corpo com a mente. Ele percebeu que para a saúde ser gerada era necessário estarmos bem emocionalmente. Segundo Bach a doença ocorre quando deixamos de perceber o que realmente queremos; que a doença é uma mensagem para mudarmos, tomarmos consciência de nossas emoções negativas e assim equilibrá-las. Isso conseguiria através da terapia floral indo de encontro a nós mesmo.

hagah: Existem contra-indicações para a terapia floral? 
Selma:
 Não possui contra-indicação. Desde recém nascidos a idosos podem fazer uso, inclusive portadores de qualquer doença ou vício.

hagah: Para que a terapipa floral é indicada? 
Selma: A importância do acompanhamento com a terapia floral ajuda a tratar as necessidades humanas e prevenir diversos desequilíbrios, como: Angústia, Apatia, Depressão, Desânimo, Cansaço, Mágoa, Medo, Melancolia, Síndrome do Pânico, Medos em Geral, Ciúme obsessivo, Impaciência, Ansiedade, Insônia, Dificuldade de Concentração e Aprendizado, Ódio, Raiva, Ressentimento... As essências florais beneficiam gestantes, bebês, jovens e crianças, idosos, animais. Na zootecnia, na agricultura, na jardinagem.

hagah: Quais são os outros tipos de florais mais buscados pelas pessoas?
Selma: Não existe outros tipos de florais, existe outros Sistemas Florais. Todos os florais são eficazes e cada qual trabalha inúmeros estados emocionais do temperamento. Cada terapeuta floral tem uma linha que mais se identifica e outros trabalham com sistemas variados.

hagah: Quanto custa o tratamento floral, em média?
Selma: O preço varia de acordo com a região que se localizada o terapeuta e o seu propósito. Desde trabalhos voluntários até valores pré-estabelecidos. Sendo do gratuito até R$ 120,00 ou mais.

Sobre Edward Bach
Edward Bach nasceu em Moseley, 1886. Bacharel em medicina, patologista e graduado em saúde pública, foi um grande médico cientista, pesquisador e homeopata. Ainda quando trabalhava nos laboratórios do Hospital Universitário, em Londres, teve uma hemorragia digestiva, e, depois de uma cirurgia, deram 3 meses de vida para Edward Bach. Percebendo então que tinha que mudar sua postura diante os seus pensamentos e seu modo de ser, ele começou um trabalho interno de transformação.

Assumindo sua individualidade e sempre enfatizando que para que cada pessoa descubra e cumpra com seu individual, nunca deve-se imitar ninguém enquanto o outro só nos sirva de luz. Doutor Bach retirou-se e foi para sua casa de campo e lá fez as descobertas das essências florais. Em contato com as flores descobriu que cada uma tinha uma vibração diferente e que elas ajudariam emocionalmente cada caso e assim começou seus estudos. Desencarnou aos 50 anos, em 1936.

"A ação desses remédios florais eleva nossas vibrações e abre nossos canais para a recepção do nosso Eu espiritual; inunda nossa natureza com a virtude específica de que necessitamos e afasta de nós aquilo que está nos causando mal (...). Eles curam, não atacando a doença, mas inundando nosso corpo com as vibrações de nossa natureza superior, em cuja presença a doença se desvanece como neve ao sol." (Dr. Edward Bach)

>> O contato com a terapeuta Selma Flávio pode ser feito através do site http://www.selmaflavio.com.br/

JORNAL HAGAH

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Mimulus, curando o medo.

"A cura fluí a medida que acessamos o nosso interior."
 (Selma Flávio)


Os indivíduos que necessitam de Mimulus são hipersensíveis aos estímulos externos. Se vêem como frágeis e não tem confiança na sua capacidade de enfrentar inúmeros eventos rotineiros da vida. Vivem com vários e pequenos medos. Se retraem da vida, tornam-se tímidos, reservados, introvertidos e nervosos.
Sofrem com medo de coisas cotidianas como medo de dirigir, de sentir dor, da solidão, de ser assaltado, de viajar, etc.
Mimulus ajuda o indivíduo a se ver livre de seus medos e ansiedades de origem conhecida. Ajuda-o a recuperar a liberdade de ação, a auto-confiança, a segurança e a coragem.


ASSINATURA DA FLOR:

Cresce beirando os rios, agarrando-se as rochas e em um gesto de coragem lança suas sementes sobre as águas para germinarem onde o destino levar.