‎"A cura está no encontro de si mesmo."

Só assim você tem a chance de praticar o verdadeiro desapego, você se torna capaz de perdoar verdadeiramente a ti e ao próximo.


Selma Flávio



domingo, 15 de janeiro de 2012

Benefícios da Terapia Floral na Odontologia

Benefícios da Terapia Floral na Odontologia
Texto extraído de artigo publicado na Revista O Sorriso, no. 30 - Outubro de 2010. APCD-Saúde.

"A ida ao dentista, por mais simples que seja o procedimento gera desconforto, uma certa apreensão e expectativa. Essas reações são naturais, porém alguns pacientes apresentam reações de uma forma muito exacerbadas, dificultando o tratamento."

Neste artigo, as autoras apresentam a Terapia Floral e descrevem um caso clínico utilizando as Essências Florais.

A Terapia Floral é parte de um campo emergente de tratamentos e modalidades terapêuticas, de características não invasivas, consideradas importantes alavancas de cura, que ampliam o universo de ações dos profissionais de saúde.

Em 2008, o Conselho Federal de Odontologia reconheceu, o exercício pelo cirurgião-dentista das práticas integrativas e complementares a saúde bucal. A resolução CFO-82/2008 regulamentou o uso de Terapia Floral como auxiliar ao procedimento odontológico.

A terapia floral se define como prática complementar ao bem-estar da saúde, na medida em que consiste no uso de essências florais como método de tratamento, focando a atenção no indivíduo e não na doença, podendo ser usada em qualquer pessoa, de todas as idades, não possuindo contra indicações e nem produzindo interações medicamentosas, oferecendo uma forma ampla de prevenção e humanização.

As essências florais podem nos auxiliar equilibrando o estado emocional e mental do paciente, facilitando o tratamento odontológico.
Atuam ainda minimizando os efeitos negativos de dor e tensão, sendo indicados antes, durante e após cirurgias e pequenos procedimentos.

Os remédios florais são extratos líquidos geralmente ingeridos por via oral. Preparados a partir de flores, plantas e árvores da natureza, sendo que nenhuma delas são venenosas e não causam qualquer dano a saúde.

Casos Clínicos
Paciente 40 anos, logo no início da anamnese relatou medo extremo do tratamento dentário. Apresentou sudorese excessiva desde o exame clinico, Marcava avaliações e só retornava para o tratamento de 3 a 5 meses depois. Dizia que precisava se preparar psicologicamente par as consultas.

A paciente tomou o floral emergencial e conseguiu retornar a semana seguinte. Mantivemos o primeiro floral durante um mês. Após esse período, foi ministrado o floral do medo. Hoje em dia, vem normalmente às consultas que marca periodicamente a cada seis meses.

Paciente 71 anos apresentava redução de abertura bucal, impossibilitando a moldagem para a realização da placa de bruxismo. Foi indicado o uso de florais, e em três meses, houve o destravamento mandibular permitindo a realização da moldagem e posterior tratamento odontológico.

Conclusões
A Terapia Floral é uma ferramenta de grande valia, por atuar e trabalhar nas emoções; ajudando não só o paciente como um todo, mas também a nós, profissionais, nos dando suporte e controle da situação.

Referências bibliográficas
1.SILVA,G.O.M.P.,coordenadoras Florais: pesquisas revelam tratamentos e resultados dessa terapia. São Paulo: Gente; 1999
2.KAMINSKI, P; Katz R. Repertório das Essências Florais
3.Revista Brasileira de Terapia Floral. Ano XVI -N°84

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar. Esteja sempre com a gente!