dificuldades no processo de ensino através dos florais”
O pedagogo Douglas Marcelo realizou uma entrevista
com Dulce Caetano, de Belo Horizonte, que tem trabalhos holísticos desenvolvidos em Itaúna. Ela é uma educadora com formação em Estudos Sociais e também em História, com Pós-Graduação em metodologia de ensino e com muita experiência na área de educação(15 anos). Dulce, pioneiramente desenvolveu um trabalho pedagógico educativo em Minas Gerais. Foi em 2003, na cidade de Betim. Apoiada pela Secretaria Municipal de Educação de Betim, ela desenvolveu
o projeto: “Gotinhas Que Curam”. Em várias escolas o projeto foi divulgado e cerca de
20 alunos, participaram durante 7 meses do projeto, que consistia em utilizar os florais como
ferramenta para melhora no desempenho escolar do aluno.
JORNAL BREXÓ - Como
eram utilizados e manipulados
os florais entre os estudantes?
Dulce - Os florais eram usados conforme um diagnóstico feito com os educandos que era
identificado a desordem emocional ou psicológica que afetava a aprendizagem, e a partir desta
entrevista com o educando e algum responsável presente, era prescrito um floral que deveria
ser tomado 4 vezes ao dia por um período de 6 meses.
JORNAL BREXÓ - Você acha que a escola tem intenção de se abrir para utilizar as terapias naturais como aliadas na conquista de um melhor desempenho educativo do aluno?
Dulce - Existe muita resistência do sistema escolar em receber alternativas para sanar as dificuldades no processo ensinoaprendizagem,os florais são uma ótima ferramenta psicopedagógica, que auxilia os educandos na superação de processos emocionais arraigados desde a mais tenra idade, muitos alunos, pedagogos e mesmos pais que usaram ficaram satisfeitos com o resultados, mas não tive incentivo de dar continuidade ao Projeto.
JORNAL BREXÓ - De 0 a 10, qual a nota avaliativa você dá para o projeto “Gotinhas
Que Curam” e por que?
Dulce - No meu entendimento posso dar uma nota 8, pois os resultados foram muito benéficos, mas como existiu muita resistência por parte da comunidade escolar, o Projeto não pode avançar como eu gostaria, mas fiquei muito feliz de poder ter construído esta experiência única.
JORNAL BREXÓ - Suas considerações finais Dulce - “Trata o paciente, não trates a doença”, é o princípio básico do método das essências florais, então precisamos olhar para o educando de
uma forma holística, percebendo-o em todos os níveis: emocional-mental e espiritual, só
assim poderemos auxiliar de forma eficaz as dificuldades apresentadas no curso educativo
da sua vida.
fonte:JORNAL BREXÓ - ITAÚNA-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por participar. Esteja sempre com a gente!