Joinville começa a definir as ações necessárias para que a população tenha acesso a medicamentos fitoterápicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para que isso aconteça foi aprovada a Lei nº 6.774, que institui a comissão de implementação para elaborar, no prazo de seis meses, o Programa Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
A comissão de implementação do Programa Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos será constituída por representantes da Secretaria Municipal da Saúde, da Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho, da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke e da Pastoral da Saúde. Participarão, ainda, entidades que desenvolvam trabalhos com plantas medicinais, a Secretaria Municipal de Educação, instituições de ensino superior e Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema).
“As ações devem ser feitas com o pé no chão, para que realmente beneficiem a população”, diz o prefeito Carlito Merss. Ele quer que a comissão de implementação do programa se empenhe nos estudos e definição das ações, com o apoio das universidades. Carlito também espera que haja um trabalho de educação com a população sobre o uso correto dos fitoterápicos.
