‎"A cura está no encontro de si mesmo."

Só assim você tem a chance de praticar o verdadeiro desapego, você se torna capaz de perdoar verdadeiramente a ti e ao próximo.


Selma Flávio



quarta-feira, 20 de maio de 2009

Adeus insônia


Se você não consegue pegar no sono, aqui vai uma ótima notícia: a insônia é sintoma, e não doença. A descoberta recente abriu perspectivas para os estudos sobre o sono e novas possibilidades para os tratamentos, que já não precisam ser feitos apenas com remédios. “Na busca pelas causas desse sintoma, os pesquisadores constataram que a maioria dos casos de insônia não é de origem orgânica, mas tem a ver com as emoções e o comportamento”, explica Rubens Pitliuk, neuropsiquiatra do Hospital Albert Einstein, de São Paulo.

Em outras palavras, angústia, pressa e tensões do cotidiano são fatores que nos roubam o sono. Então, tudo que for feito para aliviá-los tornará possível ter de volta noites bem-dormidas. “Quando é o caso, aconselho meus pacientes a praticar ioga, meditação ou qualquer outra terapia que favoreça o bem-estar físico e mental”, diz a médica neurofisiologista Stella Tavares, responsável pelo Laboratório do Sono do Hospital Albert Einstein.

Veja nas próximas páginas muitas práticas que você pode fazer em casa. Elas ajudam a baixar a ansiedade e aquietar os pensamentos antes de dormir, para que se desfrute de um sono profundo e regenerador.

Relaxe com florais
Embora a terapia floral não seja uma prática de relaxamento, ela pode ser muito útil para quem anda perdendo o sono, pois age contra ansiedade, estresse, medo, angústia, desejo de controle excessivo. Maria Alice Cavalcanti, especialista em florais de Bach pelo Bach Centre, da Inglaterra, recomenda as seguintes essências para combater a insônia, que podem ser misturadas no mesmo vidro (respeitando o limite máximo de seis florais). O ideal é tomar no mínimo quatro gotas, quatro vezes ao dia.

Agrimony: ajuda a resolver angústias que nos afetam durante o dia e impedem de dormir à noite.
White chestnut: clareia os pensamentos para que eles não se transformem em preocupações que atrapalhem o sono.
Gentiam: combate desânimo, falta de fé e pessimismo, fatores que afetam o sono.
Red chestnut: para os excessivamente preocupados com as pessoas que ama e têm medo de que algo ruim aconteça a elas.
Rock rose: para quem tem pesadelos e medo de voltar a dormir.
Vervain: indicado para quem se envolve muito com o que faz e não consegue relaxar.
Olive: se você sempre dorme e acorda cansado, esse é o floral mais indicado.
Rescue: bom para o sono leve, pouco reparador, ou para quem está vivendo crises emocionais, perdas, conflitos graves ou traumas. Não é calmante, mas equilibrador.

Fonte: Revista Bons Fluidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar. Esteja sempre com a gente!